Neste sábado (9), durante ato de pré-campanha em Diadema, em São Paulo, o pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um agradecimento especial ao ex-vereador petista Manoel Eduardo Marinho, conhecido como Maninho do PT, que foi preso em 2018 por tentativa de homicídio.
A declaração do presidenciável pegou mal nas redes sociais, tanto que ele está recebendo críticas de internautas, principalmente de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), primogênito do chefe do Executivo, compartilhou o vídeo da fala de Lula em seu perfil no twitter: "Maninho do PT quase matou um empresário que bateu a cabeça num caminhão", publicou. Veja as críticas no final da reportagem.
Quem também se manifestou foi a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela escreveu que Lula "elogia a barbárie, incentiva o crime." Ainda ressaltou que "é esse tipo de fotografia que Lula quer para seu país".
Maninho e o filho são réus sob a acusação de tentativa de homicídio qualificado contra o empresário Carlos Alberto Bettoni. O caso aconteceu no mesmo dia em que o então juiz Sérgio Moro decretou a prisão do ex-presidente, em 2018.
Em frente ao Instituto Lula, em São Paulo, Bettoni falava sobre a prisão e também insultava o senador petista Lindbergh Faria, quando foi empurrado por Maninho. O empresário, então, bateu a cabeça num caminhão e caiu desacordado, sofrendo ainda um traumatismo craniano.
VEJA AS CRÍTICAS
Maninho do PT, é aquele que, juntamente com o filho, quase matou um empresário que bateu a cabeça num caminhão pic.twitter.com/KvbovQUG6e
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 9, 2022
Lula demonstra mais uma vez ser um psicopata sem qualquer vergonha na cara, tal qual todos os ditadores socialistas do passado e do presente que ele admira. Não espanta ele andar com quem anda;o que espanta é ver gente caindo na conversinha de que ele é o candidato da democracia. https://t.co/V3K3sYdrvw
— Filipe G. Martins (@filgmartin) July 9, 2022
Lula elogia barbárie, incentiva o crime.
Essa imagem não pode sair da sua lembrança.
É esse tipo de fotografia que Lula quer para seu país. https://t.co/ZShnK1CHO2
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) July 10, 2022
Certa vez um opositor se manifestava pacífica e democraticamente em frente ao instituto Lula.
O companheiro Maninho o empurrou para debaixo de um caminhão e o cidadão quase morreu.
Hoje Lula PARABENIZOU essa atitude.
Cadê os intelectuais criticando esse atentado à democracia?
— Arthur do Val – Mamaefalei (@arthurmoledoval) July 9, 2022
INACREDITÁVEL! Lula mencionou e AGRADECEU o ex-vereador de Diadema que quase matou um homem na frente do Instituto Lula empurrando-o na direção de um caminhão. É de espantar qualquer um o mau-caratismo desse cara. Lula não teve vergonha de aplaudir uma tentativa de homicídio!
— Carmelo Neto (@carmelonetobr) July 10, 2022
Lula agradeceu o petista que agrediu quase até a morte um empresário que protestava em frente ao seu Instituto em 2018: "Ficou preso 7 meses porque resolveu não permitir que um cara ficasse me xingando [ ] Essa dívida que tenho com você jamais a gente pode pagar em dinheiro. ??
— Carol De Toni (@CarolDeToni) July 10, 2022
Lula agradece militante do PT que tentou matar opositor em frente ao Instituto Lula.
"O companheiro Maninho ficou preso 7 meses porque não deixou que um cara ficasse me xingando."
É o apito para sua militância ser violenta.
Esse é o "democrata" da militância de redação. pic.twitter.com/AzWlaqzwBn
— Leandro Ruschel ???????????????????????????????? (@leandroruschel) July 9, 2022