Unir faz nova eleição cinco meses após renúncia da vice-reitora denunciada por apresentar diploma falso

.

Por Marcio Fraga em 09/08/2024 às 17:40:13
Professor Denny Mesquita foi escolhido pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo, com 49,17% dos votos. Universidade Federal de Rondônia

Jheniffer Núbia/Rede Amazônica

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou uma eleição para escolher um novo reitor, cinco meses após renúncia da vice-reitora denunciada por apresentar diploma falso. O professor Denny Mesquita foi escolhido pela comunidade acadêmica para ocupar o cargo, com 49,17% dos votos.

Em agosto, antes mesmo de tomar posse do cargo, a vice-reitora eleita em 2023 foi denunciada "inconsistências" no diploma de doutorado apresentado. Depois de apurado, foi constatado que o documento era falso.

Os outros candidatos que concorriam ao cargo, professor Márcio Secco, que obteve 28,07% das indicações e o professor Marcelo Ribeiro, que recebeu 21,74% dos votos.

Participaram da votação estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos da Unir, ativos e aposentados.

Quem é o novo vice-reitor da Unir?

Denny Mesquita

Unir/Divulgação

O professor Denny Mesquita é doutor em Química, e já foi vice-diretor do Campus da UNIR em Cacoal. Atualmente ele é o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia (CITT) na Propesq.

Como funciona a votação?

O voto dos alunos, no conjunto, representa 15% do resultado final, mesmo peso que têm os técnicos administrativos, enquanto o conjunto dos professores representa 70% do resultado final. Após a apuração da quantidade de votos em cada segmento, é apresentado o resultado corrigido, e este é o resultado final.

Relembre o caso da antiga vice-reitora

Viviane Ricciotti faz parte do quadro de docentes da Unir há cerca de 15 anos e concorreu ao cargo de vice-reitora junto com a professora Marília Pimentel como reitora em 2023.

Após vencer as eleições, Viviane foi denunciada por apresentar um falso diploma de Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Depois de investigações administrativas pela própria universidade, foi comprovado pela UFRGS que não havia registro do diploma de doutorado entregue, além disso, o documento apresentava inconsistências.

Apesar da renúncia e da nova eleição, a Unir informou que isso não afeta a então reitora Marília Pimentel, que agora terá Denny Mesquita como vice.
Comunicar erro