Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ultimas Noticias

Casal produz verduras e peixes em sistema integrado de água em RO


Aquaponia é a técnica utilizada pelo casal morador de Vilhena (RO). Entenda como funciona. Parte 1: Veja como casal de Vilhena produz verduras e peixes em sistema integrado

"Começamos no fundo de casa, testando na cidade e aí fui tomando gosto pela coisa e conheci essas belezuras dessas variedades dessas plantas", revelou Deisi Hammes, que junto do marido Cláudio Schoffen, decidiram investir na aquaponia.

A técnica, que utiliza a recirculação de água, é usada pelo casal que mora em Vilhena (RO) na produção de verduras e na criação de peixes. Segundo Cláudio, antes de chegar nesse resultado, muitos desafios foram superados.

"Primeiro nós começamos querendo fazer psicultura com tanques elevados, mas o custo do peixe é muito elevado. Para não ter muito amônia [na água], eu descobri que as plantas tiravam [a amônia] da água para ter uma melhor limpeza, uma melhor qualidade da água pros peixes", explica Cláudio.

Atualmente, o casal mantém um tanque de peixe de 35 mil litros de água, com o propósito de criar peixes que em até 12 meses, podem pesar entre 800g e 1,2kg.

"aqui nesse tanque nós temos mais ou menos mil peixes e a gente trata eles uma vez por dia", revelou.

Onde entra a recirculação?

Com a aquaponia, os peixes acabam gerando resíduos ricos em matéria orgânica, por conta do resto de ração. Essa água residual é aproveitada para o cultivo de plantas.

Nessa água, são geradas bactérias nitrificantes, que fazem a decomposição dessa matéria orgânica e ajudam na limpeza e na oxigenação da água que retornam para os peixes.

Ao todo, o casal trabalha com uma média de 15 variedades de alface, rúcula, agrião, couve e a projeção é aumentar o estoque. Segundo Deise, cerca de 180 kits de verduras são produzidos semanalmente.

"95% da produção vai direto para o consumidor. A maioria dos clientes são fixos e eu entrego semanal e outros 5% vai para mercado e uma frutaria da cidade", explica.

Parte das sementes são importadas da Espanha e os cuidados vão desde a germinação, a mudança de local conforme a planta vai crescendo, até a colheita.

Veja outras notícias de Rondônia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!