Mais de 11 mil cooperados participaram das assembleias em 42 localidades. Sicoob Credip encerra ciclo assemblear com sucesso e aprova resultados expressivos de 2023.
Arquivo
Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2024 a gestão da Cooperativa se reuniu com cooperados de 42 localidades de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso para discutir pautas importantes, como a destinação das sobras e a aprovação da prestação de contas referente ao exercício de 2023. Ao todo, mais de 11 mil cooperados participaram das pré-assembleias. O processo assemblear encerrou neste sábado (27) com a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) e Extraordinária (AGE) que contou com a presença dos delegados representantes dos cooperados da Sicoob Credip.
Com o objetivo de garantir a máxima transparência, todo o processo foi transmitido ao vivo pelo canal da Cooperativa no YouTube. Desta forma, os cooperados e a comunidade em geral puderam acompanhar os debates e as decisões tomadas pelos delegados. Clique aqui e assista.
Na AGO, os delegados aprovaram as contas da cooperativa referente ao ano passado, que apresentaram resultados positivos e sólidos. A destinação do resultado de R$ 94,6 milhões ficou distribuída da seguinte maneira: 60% do valor para formação de reserva; 22,5% destinados para conta-corrente dos cooperados e 17,5% para conta capital dos associados.
"A forma de rateio será proporcional à movimentação, medido pelo saldo médio em conta-corrente, juros pagos nas operações de crédito, renda de aplicações financeiras, despesas com serviços de cobrança, tarifas do uso do cartão, gastos com serviços de adquirência Sipag e taxas do produto consórcio", explicou o presidente do Conselho de Administração, Oberdan Pandolfi Ermita.
A consulta do valor destinado a cada cooperado em cada categoria que entrou na fórmula de rateio poderá ser feita nos próximos dias por meio do aplicativo Sicoob, na opção conta capital > rateio das sobras > destinação.
Pensando em fortalecer as ações sociais de entidades filantrópicas, associações e ONGs nas áreas de atuação da cooperativa, os delegados decidiram destinar R$ 3 milhões para o fundo de apoio à Projetos Sociais. O edital para as inscrições dos projetos deve ser publicado em breve.
Na AGE, os delegados deliberaram sobre a alteração no Estatuto Social. As mudanças visam aprimorar a governança corporativa e adequar a Sicoob Credip às melhores práticas do mercado.
Novo Conselho Fiscal
Durante a AGO, também foi eleito o novo Conselho de Fiscal da Sicoob Credip para o biênio 2024/2026. A nova gestão é composta pelos membros titulares: Clemair Piloneto, Wilson da Penha de Oliveira, Rosineide Neves Lauro e Adavilson Campagnaro ficou como suplente, cuja função é fiscalizar a gestão econômico-financeira da Cooperativa.
As eleições dos conselheiros fiscais são realizadas a cada dois anos pela Cooperativa. A posse do novo Conselho Fiscal só será feita após a homologação do Banco Central.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 130 mil cooperados.