De acordo com o mais recente Censo Demográfico do IBGE, Rondônia tem 21.153 pessoas indígenas, o que representa 1,25% da população total do país. Indígenas da etnia Paeter Surui posam para foto
Lauro da Silva/Arquivo Pessoal
Dentro das fronteiras da Amazônia Legal, Rondônia é o 4º estado do país e o 3º da região Norte a abrigar mais Povos Indígenas, sendo 29 povos registrados no 'Programa Povos Indígenas no Brasil', do Instituto Socioambiental (ISA).
De acordo com o mais recente Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia tem 21.153 pessoas indígenas, o que representa 1,25% da população total do país.
Leia mais: Quem foi o 'Índio do Buraco', último sobrevivente de seu povo encontrado morto em Rondônia
Na lista disponível no Programa do ISA, estão listados povos que, por conta de conflitos, perderam grande parte de sua população, como o caso do povo Akuntsu, que segundo o documento, é um dos 'menores grupos étnicos do Brasil'. Veja a lista:
Aikaná
Akuntsu
Amondawa
Apurinã
Arikapú
Aruá
Cinta Larga
Djeoromitxí
Ikolen
Karo
Karipuna de Rondônia
Karitiana
Kassupá
Kanoê
Kaxarari
Kujubim
Kwazá
Makurap
Migueleno
Nambikwara
Oro Win
Puruborá
Puruborá (repetido)
Sakurabiat
Surui Paiter
Tupari
Uru-Eu-Wau-Wau
Wajuru
Wari
Zoró
Onde vivem?
Segundo o Censo, todos as 52 cidades de Rondônia registram presença de indígenas. Do total de municípios, 26 possuem parte de suas áreas ocupadas por Terras Indígenas, que juntas ocupam 49.967,01 km², o que corresponde a 21,03% da área do estado.
Mapa de Terras Indígenas de Rondônia
Reprodução/Livro: Nosso território e nossa terra indígena: terra indígena do Rio Branco [e] terra indígena do Guaporé/Maria Lúcia Cereda Gomide