Mulher viraliza ao mostrar chuva na frente de casa e, ao mesmo tempo, sol no quintal; entenda fenômeno
Vídeo, que viralizou na internet gerou dúvidas e o g1 foi atrás de respostas: o fenômeno é comum ou ocorre apenas em Rondônia? Veja a resposta do Sistema de Proteção da Amazônia.
Foto: Reprodução internet
Vídeo, que viralizou na internet gerou dúvidas e o g1 foi atrás de respostas: o fenômeno é comum ou ocorre apenas em Rondônia? Veja a resposta do Sistema de Proteção da Amazônia. Mulher viraliza ao mostrar chuva na frente de casa e, ao mesmo tempo, sol no quintal em RO
Um vídeo feito por uma moradora de Porto Velho viralizou nas redes sociais por mostrar uma situação curiosa: enquanto na frente de sua casa chovia, no quintal fazia sol. Brincando com o provérbio popular, a mulher questionou: "sol com chuva é casamento de quem mesmo?"
O vídeo, que viralizou na internet, gerou dúvidas. Alguns internautas comentaram que o fenômeno é mais comum do que se imagina, enquanto outros afirmas que nunca tinham visto algo parecido acontecer antes.
Para responder as dúvidas, o g1 conversou com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para entender porque esse fenômeno acontece.
De acordo com o Sipam, essas chuvas isoladas que ocorrem de forma pontual são absolutamente normais e comuns, principalmente na região tropical do país (onde a Região Norte está inserida). Elas acontecem durante todo o ano, mas em Rondônia são mais frequentes entre maio e setembro.
Normalmente, a nuvem que provoca esse tipo de chuva isolada é conhecida como Cumulus Congestus, um "estágio inicial" antes da nuvem Cumulonimbus, que é a nuvem de tempestade.
Quando a nuvem está nesse estágio inicial, as chuvas ocorrem de forma muito pontual, como no caso do vídeo registrado, onde está chovendo em uma parte da rua enquanto em outra parte bem próxima faz sol, segundo o Sipam.