A Prefeitura Municipal de São Miguel do Guaporé informou, nesta quarta-feira (24), em resposta aos incidentes ocorridos na última terça-feira (23), sobre o termo de convênio em andamento com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes do Estado de Rondônia (DER-RO). O acordo visa à execução de serviços de drenagem, em especial, próxima à marginal da BR 429, onde problemas na drenagem fluvial resultaram em alagamentos e fortes enxurradas durante o período chuvoso.
A Prefeitura destacou que já esta trabalhando para resolver os problemas de drenagem desde 2022 conforme o termo de convênio firmado com o Governo do Estado (vide ao final da matéria) e que foram realizados desde então todos os procedimentos para execução da obra.
Foi informado que o processo está em andamento, com autorização e recursos no valor de R$5.020.540,09 (cinco milhões, vinte mil quinhentos e quarenta reais e nove centavos), já estão disponíveis para a execução da obra. O projeto estratégico, elaborado seguindo critérios técnicos, busca resolver a problemática e evitar transtornos futuros.
A obra de execução encontra-se em fase de licitação, com a expectativa de iniciar em breve. Para maior transparência e entendimento da comunidade sobre o processo, a Prefeitura disponibilizou o termo de convênio, permitindo o acesso a detalhes e informações relevantes.