Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

INVESTIMENTO

Rondônia aposta na qualidade do cacau para conquistar novos mercadosIncentivo ao investimento produtivo, direcionado ao atendimento das demandas do mercado de cacau especial e de qualidade; Fomento ao desenvolvimento de variedades superiores de cacau, e tecnologias de produção e industrialização que visem a qualidade do produto; Criação de associações, cooperativas e entidades afins, para reunir produtores de alta qualidade, dando suporte técnico. De acordo com o governo, o estado já vem investindo no setor produtivo, reforçando ações para a produção cacaueira, distribuindo calcário em todos os 52 municípios para melhoria dos solos e incentivando a qualificação do produto mediante a realização de concursos que comprovam a qualidade.

O estado também foi inserido na Rota do Cacau, que é um programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional visando fortalecer a cadeia produtiva


O governo de Rondônia sancionou a lei que institui a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade.

A medida visa impulsionar a cadeia produtiva do estado, que é o quarto maior produtor de cacau do Brasil.

A nova lei prevê uma série de ações para fomentar a produção de cacau de qualidade, incluindo:

De acordo com o governo, o estado já vem investindo no setor produtivo, reforçando ações para a produção cacaueira, distribuindo calcário em todos os 52 municípios para melhoria dos solos e incentivando a qualificação do produto mediante a realização de concursos que comprovam a qualidade.

O resultado é que produtores de Rondônia estão vencendo disputas nacionais.

Em 2023, Rondônia recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) em amêndoas de cacau produzidas no estado.

O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), na espécie Indicação de Procedência (IP).

O cacau de Rondônia recebeu esse destaque por possuir sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos.

O estado também foi inserido na Rota do Cacau, que é um programa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional visando fortalecer a cadeia produtiva.

A lei sancionada pelo governo de Rondônia é um importante passo para o desenvolvimento da cadeia produtiva do estado.

A medida deve contribuir para a agregação de valor ao cacau produzido no estado, o que deve beneficiar os produtores e gerar novos empregos.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!