Rondônia registra queda nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2023; veja dados
.
Estado também ocupa o ranking dos com menores registros de vítimas de feminicídio do país, em comparação com o mesmo período de 2022. Viatura PM-RO
Divulgação/PM-RO
Os índices de criminalidades apresentaram uma redução no primeiro semestre de 2023 em Rondônia, de acordo com o Mapa de Segurança Pública do Governo Federal. O estado também está na lista dos que apresentaram os menores registros de vítimas de feminicídio do país.
Conforme indicado pelo estudo, nos primeiros seis meses do ano passado houve uma diminuição nas ocorrências de crimes de latrocínio, roubo de veículos, roubo a residências e crimes de homicídio doloso, em comparação com o mesmo período de 2022.
Veja o percentual:
Roubo de veículos (- 50%);
Roubo a residências (- 29%);
Crimes de latrocínio (- 25%);
Crimes de homicídio doloso (- 17%).
Além disso, os dados apontam que em 2023 não houve nenhum registro de lesões corporais seguidas de morte. No ano anterior foi registrado um caso.
O estado também ocupa o ranking de unidades federativas que apresentam menor incidência de mortes por intervenção de agentes do estado e as maiores reduções de ocorrências de roubo de veículos do país.