GeoPortal: plataforma permite visualização e análise de informações geoespaciais em Rondônia
.
Sistema fornece em tempo real dados geoespaciais que impactam no planejamento de operações de fiscalização, monitoramento, proteção e conservação ambiental. Imagem satélite
Reprodução
A plataforma GeoPortal, lançada pelo governo de Rondônia, disponibiliza informações geoespaciais das condições ambientais, áreas de preservação, monitoramento de desmatamento entre outros dados relevantes à biodiversidade. A comunidade e os pesquisadores podem acessá-la pela internet.
Desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), a ferramenta permite a pesquisa de dados geoespaciais, com base em critérios como:
localização geográfica;
tipo de dados e data;
visualização de mapas que exibem informações geográficas de diferentes maneiras;
imagens de satélite;
mapas topográficos de hidrologia;
Além disso, o sistema permite o download de dados para uso posterior em um sistema de informações geográficas ou análises personalizadas.
Segundo a Sedam, o código fonte e todos os dados são da casa e a plataforma utiliza imagens de satélites para compilar as informações e deixar acessível para os usuários.
De acordo com os especialistas do GeoPortal, a ferramenta representa um marco significativo no que diz respeito ao acesso e compreensão das questões ambientais no Estado.
A Coordenadoria de Geociências desenvolveu a primeira versão da ferramenta em aproximadamente oito meses.
COP28
Todo o monitoramento realizado através do Geoportal, será demonstrado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), para que os investidores de outros países percebam a possibilidade na eficiência de redução de gases do efeito estufa, através de uma plataforma que fornece acesso às informações geográficas e serviços geográficos associados.