Um setor para recebimento de denúncias que envolvem trotes será criado em cada campus da universidade. Campus da Unir em Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) decidiu acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e vai estabelecer medidas contra a prática de trotes estudantis de caráter violento, humilhante, vexatório ou constrangedor.
Uma das ações é a criação de um setor para recebimento de denúncias para trotes acadêmicos, que será instalado em cada campus da universidade. A pró-reitoria de assuntos estudantis também estuda a viabilidade do "trote solidário".
Segundo a Unir, a universidade também conta com um "comitê de combate aos diversos tipos de assédios", que pode acolher aqueles estudantes que se sentirem ameaçados ou assediados por outros alunos.
'Trote universitário não é tradição, é relação de poder', diz especialista
Trote estudantil: veja 10 situações que configuram crime, como forçar a beber e a pedir dinheiro
Unir recebe recomendação do MPF para que tome medidas para coibir trotes violentos ou humilhantes, em RO
Medidas a serem colocadas em prática:
Um setor específicos para recebimento de denúncias que dizem respeito a trotes será criado em cada campus da universidade;
Uma conscientização para novos estudantes, durante o período de acolhimento, sobre as medidas que poderão ser tomadas caso algum episódio de trote violento aconteça;
Vão ser encaminhados pedidos para que sejam editados regramentos normativos próprios, com por exemplo resoluções e portarias, sobre os encaminhamentos das denúncias relacionadas a trotes.
Acolhimento, orientação e informação sobre trotes:
Acadêmicos que sofrerem algum tipo de violência podem entrar em contato com Ouvidoria Institucional, através do WhatsApp: (69) 2182-2050, ou pelo e-mail:
[email protected].
As denúncias podem ser feitas para o número da própria universidade através do WhatsApp: (69) 2182-2016; ou pelo e-mail:
[email protected]A Plataforma Integrada da Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria-Geral da União, a FalaBr, também pode ser acionada através do site ou presencialmente, com agendamento prévio.