Workshop aconteceu no segundo dia do evento no Studio 5, em Manaus. Crianças aprendem a montar 'robô inseto' durante workshop na Campus Party Amazônia
Hariel Fontenelle/ g1 AM
Aproveitando o feriado do Dia das Crianças, familiares levaram seus filhos para aprender a construir "robô inseto". A atividade aconteceu nesta quinta-feira (12) no espaço 'Campus Kids' da Campus Party Amazônia, que está no seu segundo dia. Evento acontece no Studio 5, em Manaus
O workshop faz parte do projeto social Include, que tem como objetivo, implantar ou viabilizar laboratórios de tecnologias em comunidades de todo Brasil, levando para crianças e jovens, de maneira gratuita, acesso ao conhecimento sobre ferramentas digitais.
O programa faz parte do Instituto Campus Party.
"Nosso objetivo é levar oportunidades com tecnologia, e ensinar a esses jovens que eles podem fazer parte desse processo de transformação no futuro", comentou o coordenador de metodologia do Include Victor Ben Hur.
Coordenador de metodologia do Include, Victor Bem Hur, segurando o robô inseto na Campus Party Amazônia
Hariel Fontenelle/ g1 AM
Robô inseto
Crianças prestando atenção na montagem do 'robô inseto'
Hariel Fontenelle/ g1 AM
A oficina é uma experiência que exige atenção, criatividade e diversão para as crianças. Durante o trabalho, a atividade mistura insetos e robótica. No fim da montagem, as crianças aproveitam para levar o 'brinquedo' novo para a casa.
Liz Maria, de 6 anos, é filha da autônoma Vânia dos Santos. As duas vieram do estado de Roraima para acompanhar a Campus Party Amazônia. Liz foi uma das participantes do Workshop. Ao g1, Liz contou o que achou da atividade.
"Foi divertido, eu gosto de insetos e hoje eu montei um robô inseto", contou Liz.
Vânia dos Santos e sua filha Liz Maria, de 6 anos durante a Campus Party Amazônia
Hariel Fontenelle/ g1 AM
Projeto
O g1 conversou com Evandro Machado, um dos palestrantes do workshop. Ele afirmou que o robô inseto representa a fauna brasileira, e aproximar as crianças do mundo tecnológico, é primordial no projeto.
"Trabalhar com criança é bom demais, ainda mais com tecnologia. Esse projeto nasceu no Rio de Janeiro e quando a gente veio pra cá, a gente fica muito feliz. É uma brincadeira, as crianças gostam e se divertem. A teoria pode até ser chato, mas quando partimos para a prática, elas adoram e se interessam pela robótica e pela inclusão, elas fazem parte daquilo", detalhou Evandro.
Vanessa dos Santos (esquerda) e Evandro Machado (direita), foram os palestrantes do workshop 'robô inseto' do Campus Party Amazônia
Hariel Fontenelle/ g1 AM
Campus Party Amazônia
A edição em Manaus é realizada pela Fundação Rede Amazônica e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Prefeitura de Manaus.
Vídeos mais assistidos do Amazonas