Rio Madeira registra menor nível da história em Porto Velho

.

Por Marcio Fraga em 22/09/2023 às 15:34:27
Rio Madeira atingiu a cota de 1,44 metro durante a quinta-feira (21). Apesar de ter batido a marca histórica, o nível está em oscilação por conta do fenômeno de repiquete. Pescador no rio Madeira, em Porto Velho

Tiago Frota/Rede Amazônica

O rio Madeira atingiu a cota de 1,44 metro durante a quinta-feira (21) em Porto Velho. A medição é a menor já registrada desde que o nível do rio começou a ser monitorado, segundo a Defesa Civil.

A última vez que o Madeira tinha chegado a um nível tão baixo foi em 2022, quando chegou a 1,44 metro. Antes disso, a menor cota era de 1,63 metro, catalogada em 2005.

De acordo com o gerente de Operações da Defesa Civil, Anderson Luiz, apesar de ter batido a marca histórica, o nível está em oscilação por conta do fenômeno de repiquete, que faz a água subir momentaneamente por conta das chuvas.

Nesta sexta-feira (22), o rio mediu 1,50 metro. No entanto, a previsão é que ele volte a baixar quando passar o "efeito" do repiquete.

Com a redução do nível, enormes bancos de areias e "montanhas" de pedras são reveladas no meio do rio.

Rio Madeira neste sábado, 9 de setembro de 2023'

Tiago Frota/Rede Amazônica

Reunião de crise

Uma reunião deve ser realizada na "Sala de Crise", nesta sexta-feira, entre os órgãos que monitoram as cabeceiras e os rios do Brasil, como Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

O objetivo é analisar as previsões sobre o nível do rio e debater as estratégias para lidar com a seca.

Atualmente a situação do rio é de alerta, caso abaixe mais 20 centímetros, a situação passa a ser considerada de emergência.

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada nos números:

199: das 8h às 18h.

(69) 98473 2112: Plantão 24 horas

Áreas de risco

Projeções indicam que seca do Rio Madeira será histórica

Desde o início do mês, os órgãos de monitoramento previam que o recorde de seca histórica seria ultrapassado. Em uma semana, a marcação desceu um metro.

Por causa do baixo nível, a navegação noturna foi suspensa pela Marinha. A medida foi adotada devido aos bancos de areia e pedras que ficam evidentes e causam riscos. Caso descumpram as regras, os responsáveis podem ser penalizados com multa e até suspensão ou cancelamento do registro do barco.

Navegadores, ribeirinhos e banhistas devem ficar atentos ao nível dos rios e aos bancos de areia. Pescadores também devem evitar pescar em locais com barrancos.As áreas com mais risco de desbarrancamento ficam na região do Médio Madeira, em Porto Velho, onde os barrancos podem alcançar 10 metros de altura.
Comunicar erro