O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o resultado da pesquisa eleitoral encomendada pela XP Investimentos, que apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como "mais honesto" do que ele. O chefe do Executivo ionizou que "só falta falar que bebo mais cachaça que ele".
– A XP que faz essas pesquisas malucas. O cara mais honesto que eu? Tá de sacanagem! Tenho meus defeitos ali, mas não dá para [me] comparar com ele. Só falta falar que eu bebo mais cachaça que ele e que eu minto mais que ele. Ele [Lula] não anda em lugar nenhum do Brasil – disse Bolsonaro.
De acordo com a referida pesquisa, 35% dos 1.000 entrevistados veem Lula como mais honesto contra 30% de Bolsonaro, 11% de Ciro Gomes (PDT) e 6% de Simone Tebet (MDB).
Bolsonaro disse que, embora Lula se gabe por ter pago a dívida externa, ele "passou a dívida externa pra interna".
– O cara fala "ah, paguei a dívida externa!". Não, ele passou a dívida externa pra interna. A gente pagava menos lá fora e passou a pagar mais para os amigos dele aqui dentro. Então, os banqueiros, em grande parte, ajudam o cara – apontou.
sobre os banqueiros, para o presidente, a classe está insatisfeita com a sua gestão porque o Pix foi criado em seu governo.
– Mais de 100 milhões de pessoas usam o Pix em suas transações, em nenhuma delas se cobra taxa, e no passado algumas transações eram taxadas [ ] Por isso, com toda certeza, Lula é mais honesto que Bolsonaro, aponta pesquisa XP/Ipespe. Pode ter outros motivos, mas no momento só me vem isso à cabeça – declarou.