O Instituto Federal de Rondônia, Campus São Miguel do Guaporé, iniciou neste dia 06/12 o Seminário de Gestão e Tecnologia para o Agro que esta sendo realizado na escola Princesa Isabel em São Miguel do Guaporé.
O evento ocorre de 06 a 08/12 e conta com palestras e apresentação de projetos inovadores de automação, gestão e empreendedorismo dos alunos do curso Superior em Agrocomputação e Técnicos em Agronegócio e Administração.
O evento é aberto ao público e destinado especialmente para estudantes, profissionais, e comunidade interessada na temática de gestão e tecnologia para o agro.
O início do evento no dia 06/12 tratou do tema Importância da Gestão e Tecnologia na Produção Animal e contou com a palestra da Fátima Balbino Badaró e Roberto Marcos Badaró sócios da empresa EmbryoPec.
A aluna Meire Oliveira, aluna do curso Tecnologia em Agrocomputação destacou que "Nosso projeto é sobre um sistema de identificação animal com sensor RFID e arduino, que visa atender o médio e pequeno produtor. Essa tecnologia já existe, porém, seu custo é elevado e pouco acessível ao pequeno produtor. No entanto, a partir da tecnologia desenvolvida no projeto, esse produtor poderia monitorar em tempo real todas as informações do seu gado, mesmo à distância. Fazer parte desse evento está sendo maravilhoso. Muito bom ver todos os projetos sendo apresentados."
O presidente da comissão organizadora informou que "O seminário está organizado em três dias, sendo que a abertura ocorreu na terça-feira, 06 de dezembro, com um painel sobre a importância da gestão e tecnologia na produção animal, além de uma série de projetos que estão em desenvolvimento no Campus que serão apresentados nos três dias do evento. O evento é importante para os alunos porque é uma maneira de colocá-los em uma situação real, trabalhando em soluções para os problemas existentes. É uma oportunidade para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais."
Nesta quarta o painel será de Produção Agrícola e Desenvolvimento em Rondônia e contará com a participação de Adriane dos Santos Cruz Modesto, Técnica em Agropecuária do Senar/RO e do Prof. Wagner Soares de Lima, Mestre em Gestão Socioambiental e na quinta-feira (08) será de Novas Tecnologias no Agro com a participação de Everson Massocatto, Instrutor de Drones do Senar e Washington Luiz Capelazzo, Sócio-Fundador e Administrador da empresa Agrospeed.
O evento é aberto ao público e contará com certificação para os participantes. As inscrições podem ser realizadas de forma online, basta acessar esse link (http://www.even3.com.br/sgta-2022-ifro-smg).
Fonte: Portal da Cidade São Miguel do Guaporé