Cafés robustas amazônicos fazem sucesso durante competição de baristas no MG

Por Marcio Fraga em 17/11/2022 às 21:47:23
Copa Koar foi realizada durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte. Campeã será premiada com uma viagem para Cacoal, RO, durante a safra de café. Esse tipo de coador de café é um produto 100% brasileiro

Koar/Reprodução

Rondônia está sendo destaque com os cafés robustas amazônicos durante toda a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). Além de produtores campeões e finalistas em concursos nacionais, o café produzido no estado também foi o destaque durante a Copa Koar, uma competição que reúne baristas de todo o Brasil.

Florada Premiada: produtoras de Rondônia dominam pódio de concurso nacional de cafés canéforas

A grande campeã da Copa foi Monique Gomes, barista de São Paulo. Ela conta que praticamente não teve contato com o robusta antes da competição, mas que depois do resultado, pretende começar a divulgar esse tipo de café.

"Eu participei da Copa Koar Rio de Janeiro com o café arábica e Copa Robusta pela primeira vez hoje. Foi um desafio muito grande, a gente recebeu o café ontem para treinar apenas uma manhã. Eu nunca tinha feito robusta no Koar e tinha tomado robusta apenas uma vez na vida. Foi um grande desafio, mas eu consegui chegar na receita que eu queria e tô muito feliz. É gratificante demais aprender com um café novo, uma variedade nova e que está crescendo muito no Brasil. Eu pretendo divulgar bastante esse café agora"

O pódio foi compartilhado com outros baristas também de São Paulo e do Rio de Janeiro:

2º - Bruno Petinatte - SP

3º - Anderson Correia - SP

4º - Dalton Ximenes - RJ

Copa Koar Robusta Amazônico

A Copa Koar Robusta Amazônico foi realizada durante a Semana Internacional do Café em Minas Gerais. Na competição, baristas deveriam utilizar o porta filtro do tipo Koar e o café robusta amazônico, cedido pela organização do evento, para a preparação das bebidas.

Foram abertas vagas para competidores de todo o país, sendo que apenas quatro passariam para a etapa final. Os cafés preparados passaram por avaliação de juízes e a campeã foi conhecida no final da tarde desta quinta-feira (17).

A campeã Monique Gomes será premiada com um Koar de porcelana e uma viagem para Cacoal (RO) para conhecer a região das Matas de Rondônia durante o período de safra em 2023.

Degustação de café especial de RO em SP surpreende participantes: "O robusta é o futuro do café"
Comunicar erro