Nessa manhã de Finados, mesmo com clima atípico de temperaturas mais baixas, ainda nos primeiros horários do dia grande número de pessoas se fizeram presente, em tradicional momento de homenagens aos seus entes queridos e celebração da missa no Cemitério Municipal de São Miguel do Guaporé.
O Dia de Finados é tradicionalmente comemorado desde 1915, quando o papa Bento XV permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, segundo informações da Igreja Católica.
A celebração do Dia de Finados em 2 de novembro aconteceu pela primeira vez há mais de um milênio, no ano de 998, de acordo com o site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em apenas uma data foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.
Inicialmente, a data era conhecida como "Dia de todas as almas" porque, entre os séculos 2 e 10, os rituais em lembrança dos mortos aconteciam em dias variados, e não havia nenhuma data no calendário cristão que estabelecesse uma homenagem. As primeiras cerimônias eram, em geral, realizadas pelos familiares no terceiro dia após cada enterro. Mais tarde, passaram a acontecer no aniversário de morte.
Fonte: Portal da Cidade São Miguel do Guaporé