Foram mais de 22 mil ocorrências registradas no estado no primeiro quadrimestre de 2022. Violência cresceu mais no interior. Após roubo, jovem persegue e bate em ladrão com cabo de rodo em Porto Velho
O número de casos de roubos e furtos aumentou 28,36% nos quatro primeiros meses do ano em Rondônia, segundo dados da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec).
De janeiro a abril de 2022 foram registradas 22.398 ocorrências de furto e roubo no estado, ante 17.450 casos ocorridos no mesmo período do ano passado.
Furto é quando o pertence é levado sem que a pessoa perceba. Já o roubo é quando a pessoa é abordada pelo suspeito e quando há algum tipo de violência.
Segundo a Sesdec, o crime de furto lidera os registros neste ano. Foram 15.601 registros de janeiro a abril, enquanto outras 6.762 ocorrências são de roubos.
No primeiro quadrimestre de 2022 houve um crescimento de 26% no crime de roubo com restrição de liberdade da vítima. Ao todo, 33 vítimas trancadas por suspeitos armados durante assaltos.
Número de ocorrências por cidades
O monitoramento da Sesdec também indicou o número total de ocorrências de furtos e roubos nas cidades. Das mais de 22 mil ocorrências feitas no estado neste ano, 13.854 foram registradas em delegacias de Porto Velho ( um aumento de 36% em relação ao ano passado).
Já Ariquemes ultrapassou Ji-Paraná no ranking da violência, se tornando a segunda cidade com mais furtos e roubos do estado neste ano (veja no gráfico abaixo).
Especialistas dizem que o número de ocorrências pode ser maior porque nem todas vítimas fazem boletim de ocorrência, que no caso de furto é possível fazer o registro através da da Delegacia Interativa, que pode ser acessada no site da Polícia Civil, pelo link pc.ro.gov.br/delegacia-interativa .
Violência cresceu no interior
Embora Porto Velho lidere o número de casos registrados em delegacias, as cidades do interior tiveram o maior crescimento percentual de furtos e roubos em 2022.
Em Rio Crespo, por exemplo, foram registradas 16 ocorrências — um crescimento de 166% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ministro Andreazza e Campo Novo de RO também tiveram aumento percentual acima de 100% nos furtos e roubos. Juntas, as duas cidades tiveram 30 crimes registrados de janeiro a abril.
LEIA MAIS: Empregado que deu cadeirada em assaltante é eleito 'funcionário do mês'
Câmera registra assalto em loja de Ji-Paraná
Reprodução
O que diz o estado sobre a segurança pública
O governo de Rondônia diz estar investindo frequentemente na segurança pública do estado. Segundo a Sesdec, neste ano houve o "reaparelhamento de equipamentos e materiais das Polícias Militar e Civil, com investimento de mais de R$ 5,8 milhões do Fundo Estadual de Segurança Pública".
A pasta diz que 20 mil aparatos policiais também foram entregues no ano passado para reforçar a Polícia Militar, entre equipamentos balísticos e armamentos.
O governo informou que recentemente revitalizou o prédio da antiga Sesdec para poder funcionar com estrutura de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
"As ações empregadas para melhorar a segurança pública em Rondônia refletem-se em resultados efetivos de combate à criminalidade. Em um comparativo no primeiro trimestre de 2021 com 2022, a quantidade de veículos recuperados aumentou 27% (767), aumentou também a quantidade de foragidos recapturados, neste primeiro trimestre foram 853 presos", informou a Sesdec por nota.