Órgão divulgou telefone para ajudar famílias desabrigadas ou desalojadas por causa das tempestades. Também é uma opção segura ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros. Área de desbarrancamento em Porto Velho
Diêgo Holanda/Arquivo g1
A Defesa Civil de Porto Velho divulgou nesta quarta-feira (5) um número de contato para a população pedir ajuda em caso de enchentes, é o (69) 9 8473-2112. Segundo a prefeitura, o número 199 atualmente está inativo.
A divulgação do novo número acontece na semana em que Porto Velho foi a capital onde mais choveu no país (leia sobre o caso aqui).
Segundo a Defesa Civil, nos últimos dias pelo menos cinco famílias foram atingidas após temporais na capital e precisaram do apoio do órgão.
Veja a previsão do tempo na sua cidade
A Defesa Civil é responsável por realizar um monitoramento permanente das áreas de risco que estejam sujeitas, por exemplo, a deslizamentos de terra ou alagamentos.
Os agentes também prestam orientação à população que mora em locais considerados de risco a procurar abrigos seguros e, dependendo dos casos, ajudam com os deslocamentos. Outra função é dar suporte em atendimentos assistenciais em casos de emergência.
Orientações durante fortes chuvas
Manter portas e janelas de casa fechadas para evitar a entrada de ventos fortes e de animais;
Não se proteger embaixo de árvores;
Se houver granizo, se abrigar em lugares seguros, com boas coberturas;
Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;
Não se arriscar a atravessar a pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;
Se a casa estiver em local com risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros;
Em caso de alagamento, evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico.
O inverno amazônico
O período de inverno amazônico ocorre quando as chuvas e os dias nublados passam a ser mais frequentes em Rondônia.
Geralmente esse "inverno" acontece entre os meses de novembro a maio. Mas este ano, ainda em outubro, ele já deu os primeiros sinais de que está se aproximando com força em Rondônia.
Na última terça-feira (4) a forte chuva que caiu sobre parte do estado veio acompanhada de granizo. Em Seringueiras (RO), moradores registraram o fenômeno em vídeos (assista abaixo).
Moradores registram chuva de granizo no interior de Rondônia