Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Propaganda Eleitoral

TSE Rejeita Tirar Do Ar Propaganda Eleitoral De Bolsonaro Que Cita O Auxílio Brasil

Pedido foi feito por coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT)


Pedido foi feito por coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino rejeitou nesta segunda-feira (12/9) uma ação em que a federação Brasil da Esperança, do candidato Luiz Inácio da Silva (PT), pede para retirar do ar propaganda eleitoral do presidente Jair (PL) que cita o Auxílio Brasil.

A federação, composta por PT, PCdoB e PV, alega que a a propaganda de Bolsonaro promeve desinformação ao afirmar que beneficiários do Auxílio Brasil que começarem a trabalhar terão um aumento de R$ 200; que aqueles que recebiam o Bolsa Família eram impedidos de trabalhar; e que Lula impediu a criação de empregos com irregularidades na obra da transposição do Rio São Francisco.

O ministro, no entanto, aponta que não há indícios de conduta proibida ao agente público, "haja vista a ausência de contemporaneidade entre a entrega das benesses e o uso promocional em favor de candidato". Além disso, argumentou que não é possível julgar a veracidade das informações da propaganda sem análise de provas.

"Em análise superficial, típica dos provimentos cautelares, observa-se que a publicidade questionada se baseia em opiniões críticas, ainda que ácidas e comparativas, entre os programas assistenciais instituídos nos últimos governos e sobre a responsabilidade pela conclusão da obra da transposição do Rio São Francisco e seus efeitos", declarou Sanseverino.

"Nessa linha, não havendo a possibilidade de as afirmações nela contidas serem refutadas de plano, imediatamente, por meio do contraste com antíteses evidentes, o conteúdo da propaganda questionada é adequado à submissão à discussão pública, como forma de fortalecimento do debate democrático", completou.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!