Durante uma sessão ordinária na Câmara municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o vereador Leonel Radde (PT) se fantasiou de burro e até relinchou no microfone em um protesto contra a aprovação de um projeto de lei que dá a uma rua da capital gaúcha o nome do Filósofo Olavo de Carvalho, mentor do presidente Jair Bolsonaro (PL). O homenageado morreu em janeiro deste ano.
O petista foi advertido por falta de "compostura" assim que começou a discursar. Ele ainda defendeu homenagem a cidadãos gaúchos que foram revolucionários, como, segundo ele, o ex-presidente Getúlio Vargas. Veja o vídeo abaixo.
– Estamos virando um espaço de projetos de lei que não fazem o mínimo sentido. ( ) Nós temos agora a homenagem ao Olavo de Carvalho. Não temos mais ninguém a homenagear em nossa cidade – disse Radde.
O projeto de lei foi idealizado pela vereadora Comandante Nádia (PP). A proposta visa rebatizar a Rua 4006, no bairro Nova Tereza. Ela descreveu Olavo de Carvalho como um "dos principais difusores de ideias do Brasil, sendo um grande crítico do pensamento coletivo nacional".
O projeto teve 18 votos favoráveis e nove contrários. Para ocorrer a mudança de nome é necessária a assinatura do prefeito Sebastião Melo (MDB).