Plano de governo: Comendador Val Queiroz (Agir)

Por Marcio Fraga em 17/08/2022 às 13:40:19
Candidato à eleição ao cargo de governador de Rondônia apresentou plano de 27 páginas ao TSE. Foram feitas propostas para cidadania, economia, educação, saúde, segurança e sustentabilidade. Candidato a governador, Valclei Queiroz é natural de Porto Velho.

Rede Amazônica

O candidato do Agir em Rondônia para a eleição em 2022, Comendador Valclei Queiroz, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 27 páginas, o documento lista uma série de medidas que o candidato pretende adotar se for eleito governador em outubro. Val Queiroz afirma que algumas das diretrizes do plano de governo são: a descentralização das ações do governo, a simplificação dos processos burocráticos, eficiência e eficácia com transparência, inovação tecnológica, e garantia de recursos para a realização de investimentos.

As propostas foram divididas em:

Cidadania ativa

No tópico de cidadania ativa, o Comendador Val Queiroz diz que pretende identificar por meio de um diagnóstico estruturado a cada seis meses as reais necessidades da população para garantir que as famílias acessem serviços de boa qualidade. Diz ainda que vai construir um centro de referência multidisciplinar para as famílias, com atenção especial a integração de atividades com jovens e idosos, na cidade de Porto Velho e ampliar o programa Proerd para todos os 52 municípios de Rondônia.

Nesse mesmo tópico o candidato apresenta propostas para cultura, agricultura familiar, esporte e lazer, habitação, e pessoas com deficiência e necessidades especiais, como: criar e promover uma interação entre cultura e educação; criar incentivos à produção da agricultura orgânica como alternativa de renda na agricultura familiar; acelerar os processos de regularização fundiária; promover o esporte, aprimorando um maior acesso aos mecanismos de incentivo aos atletas de Rondônia; criar um Plano Estadual de Habitação de 10 anos; e criar em todos os municípios espaços apropriados para o debate local e estadual sobre as necessidades e aspirações de pessoas com deficiência.

Economia verde

O candidato descreve como economia verde "sustentabilidade ambiental e produção sustentável com vistas a geração de trabalho e renda e a manutenção dos níveis de segurança alimentar". São propostos para essa área a busca junto ao Governo Federal da concretização da saída para o Pacífico, a unificação de secretarias que cuidam da produção agroindustrial e regularização fundiária e urbana, a desburocratização e simplificação de processos, a conclusão de obras já em andamento, o estímulo à cultura do empreendedorismo, a criação de programas de geração e manutenção de emprego e renda, a criação de uma politica para fortalecer a infraestrutura e a logística para que a produção, o transporte, o armazenamento, a circulação e a comercialização interna e externa dos produtos sejam eficientes, um redesenho da Idaron, Emater e Seagri, e a exploração do turismo sustentável e o desenvolvimento de projetos audiovisuais que possam apresentar as belezas do estado por redes sociais.

Educação para o trabalho

Para a educação, o candidato afirma que, caso seja eleito, vai apresentar nos meses de novembro e dezembro de 2022 "proposta consolidada para a melhoria da educação em todo o estado de Rondônia" e que essa proposta será enviada à Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) nos primeiros meses de 2023. De acordo com o plano de governo do Comendador Val Queiroz, a base para essa proposta será restabelecer a autoridade do professor em sala de aula, garantir a segurança escolar, contratar profissionais da área de assistência social e psicologia, implantar escolas militares nos 52 municípios, universalizar as ações do Proerd, implantar a Universidade Aberta Marechal Rondon com ensino público, criar disciplinas curriculares de empreendedorismo rural e urbano e de matemática financeira e ensino de economia doméstica.

Saúde plena

Para a saúde, o candidato afirma que "o fortalecimento da atenção a saúde será a permanente prioridade do governo na área da saúde". Para isso, propõe um esforço para o "alinhamento das forças locais, representações de entidades do terceiro setor, empresários interessados, profissionais não do setor público, mas operadores da saúde privada e profissionais pesquisadores e outros especialistas integrem um COMITÊ PERMANENTE DE CRISES DE SAUDE como inteligência estadual , produzindo planos de ação imediata para cenários de endemias e pandemias que posssam ocorrer".

Segurança pública para todos

Para a segunda pública, Comendador Val diz que vai prevenir e reprimir o crescimento das organizações criminais dentro das unidades prisionais, criar um programa de treinamento e capacitação continuada modelo para os policiais e agentes penitenciários e para os profissionais da rede de reeducação de jovens em conflito com a lei, ampliar o Fundo de Valorização da Segurança e do sistema penitenciário, trazer para Rondônia um novo sistema penitenciário, e criar o sistema digital de emissão de documentos.

Sustentabilidade econômica, ambiental e social

Para o último tópico do plano de governo, o candidato propõe criar o Instituto de Terras de Rondônia, criar o Grupo de Trabalho para a desoneração das atividades de exploração vegetal e de mineração, criar o Centro Público de Geração de Negócios Rurais, ampliar a atuação do Banco do Povo em todo o estado, e promover de forma institucional, concentrada e organizada a economia verde com sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Comunicar erro