Entre os direitos reivindicados pelos indígenas, está a demarcação dos territórios e combate ao desmatamento e grilagem. Indígenas protestam em frente ao prédio da Justiça Federal em Porto Velho
Rede Amazônica
Indígenas de várias etnias realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Justiça Federal, no centro de Porto Velho, nesta terça-feira (9). O movimento foi realizado em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas com o objetivo de cobrar direitos.
Uma das lideranças que esteve no ato foi Maria Eva Kanoé, representante da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Opiroma). Ela comentou como a existência indígena está diretamente ligada à proteção do meio ambiente.
"Defender a vida dos povos indígenas é defender a vida também da humanidade, das florestas, de tudo que existe nela, de todas nossas riquezas. É por esse motivo que nós estamos aqui neste ato tão importante pra dizer a toda sociedade que nós existimos, que estamos aqui e vamos continuar no futuro do Brasil”.
Cartazes em manifestação realizada por povos indígenas em Porto Velho
Rede Amazônica
Entre os direitos reivindicados pelos indígenas, está a demarcação dos territórios e combate ao desmatamento e grilagem dentro das áreas protegidas. Segundo André Karipuna, líder de seu povo, a TI onde ele vive é alvo frequente de invasões.
"Nosso território está todo invadido. A gente vem sofrendo com esse impacto social e ambiental e ameaça constantemente todo ano que se passa", apontou.
Indígenas pedem combate ao desmatamento em seus territórios em Rondônia
Rede Amazônica
Durante a manifestação, os indígenas entregaram uma carta ao poder judiciário federal, pedindo a proteção das terras originárias e o andamento de processos sobre cadastro rural, danos ambientais e outros assuntos.
Indígenas pedem combate a invasões em seus territórios em Rondônia
Rede Amazônica
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia