Presidente foi o primeiro chefe de Estado a experimentar a realidade virtual
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma reunião, nesta sexta-feira (5), utilizando o metaverso – tecnologia imersiva que mistura realidade aumentada e ambientes virtuais – com o ministro das Comunicações Fábio Faria e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Carlos Manuel Baigorri.
O chefe do Executivo experimentou a modalidade pela primeira vez e , segundo Fábio Faria, o líder brasileiro foi o primeiro presidente da República a fazer esse tipo de reunião.
– O senhor está estreando no metaverso, presidente – disse Faria, que participou da reunião diretamente do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Bolsonaro, Faria e Baigorri aparecem usando um óculos de realidade virtual.
– Desde o início do nosso governo em 2019, nós baixamos, praticamente zeramos [impostos], vários equipamentos usados pelos "gamers" no Brasil. Nós sabemos que o número de pessoas que jogam games no Brasil e no mundo é algo fantástico, principalmente jovens, entre jovens, cada vez mais mulheres – disse Bolsonaro, do Palácio da Alvorada.
Faria enfatizou a performance no Brasil na área de jogos em 2021.
– Todos ficaram impressionados com o que o governo tem feito de inovação nos últimos anos. O Brasil, em 2021, faturou US$ 2,3 bilhões em jogos. Representa muito no nosso PIB (Produto Interno Bruto) – destacou.