Previsão inicial era que nova ponte, na RO-459, seria entregue em setembro deste ano. Local está sem ponte desde 2019, quando antiga ponte foi levada pela cheia do rio. Balsa é usada na travessia do rio Jamari na RO-459
Mateus Andrade/Reprodução
O prazo para concluir e entregar a obra da ponte do rio Jamari na RO-459, em Alto Paraíso (RO), foi prorrogado por mais seis meses pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RO).
A construção da ponte teve início no final de 2021 e tinha a previsão de entrega para setembro deste ano, mas devido a atrasos e paralisações na construção, a nova ponte de concreto deve ser entregue em março de 2023.
A nova ponte de concreto será em mão dupla, com 130 metros de extensão e 8,80 metros de largura.
Essa construção está sendo feita porque a antiga ponte sobre o rio Jamari foi destruída durante a cheia do rio Jamari em 2019.
Antiga ponte foi levada pela cheia do rio Jamari em 2019
Reprodução/Rede Amazônica
A ordem de serviço para a construção da nova travessia foi dada em setembro do ano passado, mas no início de 2022 as obras foram paralisadas por conta de uma nova cheia do rio e só foram retomadas no mês de maio.
Por conta da paralisação da obra, o prazo de conclusão precisou ser revisto, passando agora de setembro para março de 2023.
De acordo com o DER, a estrutura está cerca de 20% e atualmente está sendo feita a concretagem da cabeceira da margem esquerda do rio e a fundação do terceiro pilar. A parte da obra que deve levar mais tempo para ser finalizada é a que fica abaixo do nível do rio.
Enquanto a nova ponte não é entregue, moradores precisam pagar balsa para atravessar o rio Jamari em Alto Paraíso.
Obras de construção na ponte sobre o rio Jamari são retomadas