Chuvas na bacia do rio Beni, na Bolívia, devem aumentar nível do rio Madeira em Porto Velho

Por Marcio Fraga em 06/08/2022 às 17:30:17
Na sexta-feira (5) o Madeira registrava 3,36 metros em Porto Velho, índice considerado baixo para esta época do ano. Rio Madeira, em Porto Velho

Jônatas Boni/g1

O nível do rio Madeira pode ter uma elevação em Porto Velho, a partir de quarta-feira (10), por causa de chuvas na Bolívia.

Segundo boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão meteorológica tem registrado episódios de chuvas na bacia do rio Beni.

Por causa dessa chuva, "é provável a observação de elevações dos níveis do Madeira em Porto Velho após esse período".

Na sexta-feira (5) o Madeira registrava 3,36 metros em Porto Velho, índice considerado baixo para esta época do ano.

De acordo com especialistas, elevações no nível do Madeira nesta época do ano são benéficas principalmente para quem precisa utilizar embarcações.

Previsão a longo prazo

No entanto a previsão para os próximos meses é de preocupação com o nível do rio Madeira em Porto Velho.

O prognóstico hidrológico sazonal do CPRM indica que caso a tendência de recessão média das vazões persista ao longo da estação seca, o rio deve aproximar-se do nível mínimo de 2,0 metros até novembro.

"Caso o comportamento médio de subida ocorra entre os meses de outubro e novembro, o Madeira em Porto Velho deve permanecer abaixo da cota de referência de 4,0 metros até a primeira quinzena de novembro", diz o 23º Boletim de Monitoramento Hidrológico no rio Madeira.
Comunicar erro