26 municípios de RO relataram dificuldades para a compra de medicamentos
Atrasos no recebimento e fila de espera para fazer os pedidos são alguns dos problemas relatados. Dados foram disponibilizados pelo Conasems. Relatório aponta que metade das cidades do estado estão com falta de medicamentos
Metade dos municípios de Rondônia relataram dificuldades para comprar medicamentos esse ano, de acordo com relatório do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Três destes 26 municípios entraram na lista na última semana.
Ao todo, 281 notificações de problemas com a compra de medicamentos foram registradas no conselho no primeiro semestre deste ano. Quase 40% delas foram referentes a atrasos para receber os produtos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Rolim de Moura, que foi uma das primeiras a entrar na lista, existe uma fila de espera entre 90 e 180 dias para novas solicitações de medicamentos. Os principais que estão em falta são Dipirona injetável e soro fisiológico, mas também há notificações de falta de anestésicos como morfina.
Os fabricantes alegam que dois fatores têm contribuído para o problema: a falta de insumos para fabricação e também a alta demanda dos municípios em todo o Brasil para a compra dos produtos.
Veja mais notícias de Rondônia