Mais de 500 mil domicílios serão visitados durante o Censo 2022 em RO
Cerca de 1,5 mil recenseadores foram treinados no estado. Coleta de dados teve início nesta segunda-feira (1º). Censo demográfico 2022 começa a ser realizado em Rondônia
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira (1º) a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 em todo o país. Em Rondônia, a estimativa é que cerca de 534 mil domicílios sejam visitados até outubro.
O gestor ambiental Ivanir Alves conta que já participou do Censo duas vezes e que faz questão de abrir as portas para os recenseadores.
"O governo precisa saber como a população está, como a população vive. É um retrato fiel do nosso país para que a gente possa ter políticas públicas que atendam a toda a população", diz.
Até o dia 31 de outubro os recenseadores vão visitar as casa com o objetivo de coletar informações e dados da população. O Censo de 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento no Brasil.
"Treinamos mais de 1,5 mil recenseadores. O principal é a contagem da população. Nós iremos atualizar quantos brasileiros têm hoje no território nacional. O último Censo que ocorreu foi em 2010, então isso é de grande importância para políticas públicas e o IBGE é o órgão que oficialmente faz essa contagem", explica superintendente do IBGE em Rondônia Luiz Lobato.
Entre as novidades desse ano está o questionário totalmente digital. As equipes do IBGE também estarão uniformizados com boné, colete e bolsa com a logo do instituto, além do crachá de identificação. (Confira no vídeo acima).
Veja mais notícias de Rondônia