Reportagens do Jornal de Rondônia homenagearam pessoas que trabalharam na construção da rodovia e cuidam do patrimônio histórico. Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em Porto Velho
Leandro Morais
O complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) completou 110 anos nesta segunda-feira (1°), em Porto Velho.
Para celebrar a data, o Jornal de Rondônia 1ª edição preparou reportagens especiais mostrando a história de alguns personagens que trabalharam na construção da rodovia e que hoje lutam para a história não ser esquecida.
Assista abaixo as reportagens:
110 anos da EFMM: Distrito de Abunã faz parte da história do Complexo
110 anos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
A Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi inaugurada em 1° de agosto de 1912. A construção da ferrovia fazia parte do tratado de Petrópolis selado com a Bolívia, em 1903, após a compra de território boliviano pelo Brasil. O 'combinado' no tratado foi construir a ferrovia Madeira Mamoré em um prazo de quatro anos.
Após ser inaugurada, a EFMM deu lucro durante dois anos. Depois entrou em declínio devido à queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha. Isso porque a concorrência asiática oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração, afetando assim a exportação brasileira.
Com 54 anos acumulando prejuízos, Humberto de Alencar Castelo Branco determinou a erradicação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré sendo substituída por uma rodovia.
Aniversário da EFMM: 110 anos
Atualmente o Complexo da Estrada de Ferro em Porto Velho está fechado para visitação do público.
Sobre a reabertura da área histórica, o prefeito da Hildon Chaves disse que o complexo deve ser reaberto em janeiro de 2023.
Segundo a prefeitura, um processo licitatório está em andamento para fazer uma concessão dos espaços do local. A empresa que vencer vai ficar responsável pela manutenção da EFMM.