O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo (SP) Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura, anunciou neste sĂĄbado, 23, que o ex-ministro da CiĂȘncia e Tecnologia Marcos Pontes (PL) é pré-candidato ao Senado por SP. A decisão ocorre depois que o apresentador de televisão José Luiz Datena desistiu de concorrer à vaga, em 30 de junho deste ano.
"Marcos Pontes serĂĄ pré-candidato ao Senado Federal", escreveu Tarcísio nas redes sociais. "O time do presidente Jair Bolsonaro (PL) estĂĄ completo. "
Pontes, também astronauta da NASA classe 98, é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira e foi ministro entre 1° de janeiro de 2019 e 30 de março de 2022. Em 2006, o pré-candidato ao Senado por SP ficou conhecido como o "primeiro astronauta brasileiro" quando participou da Missão CentenĂĄrio, em comemoração aos cem anos do voo 14-Bis, avião de Santos Dummont.
Na época, Pontes embarcou na nave Soyuz TMA-8 e ficou cerca de sete dias na Estação Espacial Internacional, em órbita ao redor da Terra. Em 2018, o "primeiro astronauta brasileiro" foi eleito o segundo suplente do então senador por SP Major Olímpio, que morreu de Covid-19, em 2021.