Vídeo mostra instantes depois da realização da manobra de Heimlich para liberar as vias aéreas do recém-nascido. Recém-nascido salvo por equipe do Samu após se engasgar em Porto Velho
Um bebê recém-nascido foi salvo por um médico do Samu, em uma Unidade de Saúde de Porto Velho, na última sexta-feira (22). O bebê tem um pouco mais de 15 dias de nascido.
Ao g1, o médico Francisco Collins, que realizou o atendimento ao recém-nascido, conta que estava chegando na UPA para realizar a remoção de um paciente vítima de acidente de trânsito, quando viu o desespero da mãe da vítima que estava engasgada.
Diante da situação, o profissional usou a manobra de Heimlich para desobstruir a via aérea do recém nascido e assim, ele voltar a respirar.
"Os pais entraram com a bebê no colo pedindo ajuda. Foi quando eu peguei a criança e fiz a manobra chamada de Heimlich, para fazer a desobstrução das vias aéreas", conta.
Assista também:
Vídeo mostra momento em que bebê é salvo após engasgar com catarro em RO
Bebê de 11 dias se engasga e é salva por familiares em Campos; VÍDEO
'Bodycam' da PM registra reanimação de bebê engasgado com catarro em RO; assista
A manobra de Heimlich
Para adultos, idosos e crianças acima de 1 ano, essa manobra pede que o indivíduo dê uma espécie de abraço por trás da vítima, com os punhos cerrados pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.
Já o procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do Bem Estar (veja no vídeo abaixo).
Veja como socorrer um bebê engasgado
A "manobra de Heimlich" foi descrita, pela primeira vez, em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich. O pesquisador morreu em dezembro de 2016, aos 96 anos, com um ataque cardíaco.
Veja outras notícias de Rondônia