Porto Velho registra umidade mais baixa do ano: 11%

Por Marcio Fraga em 21/07/2022 às 12:25:19
Capital de Rondônia teve a umidade mais baixa também do país, segundo o Inmet. Baixa umidade em Porto Velho está em estado crítico desde o início da semana. Tempo seco em Porto Velho foi

Ana Kézia Gomes/G1

Porto Velho registrou na quarta-feira (20) o dia mais seco do ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou 11% na capital.

Ainda de acordo com o Inmet, a umidade do ar em Porto Velho também foi a menor do país na quarta-feira.

No entanto a baixa umidade em Porto Velho está em estado crítico desde o início da semana. Na terça-feira (19), o índice registrado foi de 17%.

A massa de ar seco deve permanecer sobre a capital nos próximos dias, assim como o intenso calor, que nesta semana bateu recorde e chegou aos 36,2°C, fazendo Porto Velho ser a segunda capital mais quente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o nível ideal de umidade do ar para o ser humano deve ser de 40% a 70%.

Segundo a meteorologia, a umidade mais baixa de um dia costuma ser registrada sempre no final da tarde, geralmente entre 16h e 17h (assista abaixo o que causa a secura).

Entenda como funciona umidade relativa do ar

Outro problema que a baixa umidade e clima seco podem acarretar é no aumento dos focos de queimadas e até incêndios florestais.

Cuidados em época de tempo seco

O tempo seco pode causar diversas doenças respiratórias como quadros de rinite, resfriado, gripe e Covid-19.

Como a baixa umidade chega, geralmente, com o frio, é necessário dobrar a quantidade de líquido ingerido. Outra dica é evitar realizar atividades físicas quando o sol está mais forte, entre 10h e 16h

Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins também podem ajudar.
Comunicar erro