Barroso Nega Ida A Evento "Como Se Livrar De Um Presidente"

Ministro foi ao evento nos EUA, mas o mesmo se chamava "Afastando um Presidente"

Por Redação em 20/07/2022 às 07:15:06

Ministro foi ao evento nos EUA, mas o mesmo se chamava "Afastando um Presidente"

Nesta terça-feira (19), o ministro do Tribunal Federal (STF) , por meio de nota emitida por seu gabinete, desmentiu que tenha participado de uma palestra intitulada Como se Livrar de um Presidente, nos Estados Unidos. A informação foi passada pelo presidente Jair (PL) em reunião com embaixadores nesta segunda (18).

O evento em questão foi realizado no Texas em fevereiro e contou de fato com a presença de Barroso como um dos palestrantes. Na época, a participação do ministro chegou a ser divulgada na imprensa, mas sua reação veio apenas após o mesmo ser dito por Bolsonaro.

De acordo com a equipe do ministro, o título da palestra foi Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes. Já o evento, na verdade chamava-se Afastando um Presidente: Desenho Constitucional do Poder Executivo na América Latina, em vez de Como se Livrar de um Presidente.

Veja a íntegra da nota:

Cumprindo o cansativo dever de restabelecer a verdade diante de mentiras reiteradamente proferidas, o gabinete do Ministro Luís Roberto Barroso informa que ele jamais proferiu palestra no exterior sob o título "Como se Livrar de um Presidente". Em evento realizado na Universidade do Texas, a palestra do Ministro foi sobre "Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes". Tanto o vídeo da apresentação como o texto em que se baseou a palestra são públicos e os links se encontram abaixo.

No evento, foram discutidos temas como separação de Poderes, semipresidencialismo, papel dos tribunais e impeachment. Como alguns dos trabalhos apresentados eram efetivamente sobre mecanismos para afastamento de presidentes na América Latina, os estudantes que organizaram o evento deram-lhe o título de "Ditching a President: Constitutional Design of the Executive Branch in Latin America" ("Afastando um Presidente: Desenho Constitucional do Poder Executivo na América Latina"). Nenhum dos expositores sequer tocou no tema de eventual impeachment do atual Presidente do Brasil.


Comunicar erro