Aves eram criadas sem autorização nas gaiolas. Além dos animais, foram apreendidas uma arma e munições. Pássaros sem identificação serão apreendidos em Porto Velho
Polícia Militar/Divulgação
O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu, nesta sexta-feira (15), 10 pássaros que eram criados em gaiolas e sem autorização dos órgãos responsáveis. O flagrante foi em uma residência localizada no km 5 da BR-364, na zona rural de Porto Velho. Além das aves, foram confiscadas uma arma e munições do morador.
De acordo com a Polícia Ambiental, uma fiscalização era realizada na área rural, atendendo denúncias de crimes ambientais, e em certo momento os agentes avistaram gaiolas de pássaros no portão de uma casa.
Autorizados pelo morador, os policiais entraram na propriedade e encontraram nove pássaros presos em gaiolas. Quatro dos animais estavam na área externa da residência e cinco no interior.
Atrás de outra residência próxima também foi localizado mais uma ave criada em gaiola. Nenhum dos 10 pássaros possuía anilhas de identificação, que tem o propósito de reconhecer animais silvestres junto a órgãos responsáveis, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Armas e pássaros foram apreendidos na zona rural de Porto Velho
Polícia Militar/Reprodução
Ainda na primeira residência, os policiais encontraram no piso ima espingarda calibre 36 e munições intactas e deflagradas. O caseiro da propriedade informou que não tinha registro da arma, mas mantinha ela em casa porque recebia ameaças de pessoas vizinhas. Ele foi preso e a arma e munições apreendidas.
Os pássaros foram apreendidos e encaminhados para responsabilidade do Ibama. Segundo o Batalhão de Polícia Ambiental, as aves criadas ilegalmente nas gaiolas eram das espécies: 'coleirinha', 'papa-capim', 'peito-roxo' e 'xexéu'.
Veja notícias de Rondônia