Crea-RO identifica riscos em reforma do Hospital João Paulo II em Porto Velho

.

Por Marcio Fraga em 21/01/2025 às 18:16:55
De acordo com os engenheiros, a obra compromete a segurança dos pacientes e funcionários do local. Relatório técnico recomenda a desocupação das áreas afetadas pela reforma. Crea identifica riscos na reforma do Hospital João Paulo II

Divulgação/Crea-RO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA-RO) identificou várias irregularidades durante uma fiscalização nas reformas em andamento do Hospital João Paulo II, em Porto Velho. De acordo com os engenheiros, a obra compromete a segurança dos pacientes e funcionários do local.

???? Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.

De acordo com o Crea-RO, a área onde ocorre a reforma não está devidamente isolada, e a estrutura de forro de gesso se encontra parcialmente comprometida. Os engenheiros também apontam que as infiltrações causadas pelas chuvas em uma laje descoberta podem gerar danos nas instalações elétricas, aumentando os riscos de acidentes.

O relatório técnico recomenda a desocupação imediata das áreas afetadas pela reforma e a instalação de isolamento de segurança. Além disso, a fiscalização destacou a necessidade de adequação às normas técnicas de segurança e saúde no trabalho para de evitar acidentes com profissionais de saúde e pacientes durante o período de reforma.

Crea identifica riscos na reforma do Hospital João Paulo II

Divulgação/Crea-RO

O Crea-RO informou que encaminhou um ofício com o relatório técnico para a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a Defesa Civil, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), com o objetivo de cobrar providências que assegurem a segurança e a continuidade das reformas dentro dos padrões exigidos.

O g1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a Defesa Civil, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

LEIA TAMBÉM:

Fogos de chá revelação explodem em direção ao público em RO e vídeo do susto viraliza: 'Sofia chegou chegando'

VÍDEO: Menino constrói controle de videogame com papelão e cabo de vassoura e viraliza na internet em RO

Acidente durante forte chuva

Parte do teto do Hospital João Paulo II desaba

Parte do teto do Hospital João Paulo II desabou durante a chuva que caiu em Porto Velho na noite de segunda-feira (13). Funcionários tentaram proteger os equipamentos eletrônicos com lençóis para evitar que a água os atingisse. (Veja o vídeo).

As imagens foram feitas dentro da unidade durante a chuva e mostram o corredor, onde os pacientes passam, alagado, e a água acumulada no teto escorrendo pelo forro. A equipe do hospital tenta conter a água que caía do teto com caixotes de plástico.

De acordo com o boletim do Corpo de Bombeiros, a parte do teto que caiu foi o reboco da laje, que desabou sobre alguns pontos da unidade. Após verificarem o local, os bombeiros precisaram interditar algumas salas.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) informou em nota que o hospital está passando por uma reforma no telhado e que, durante a chuva, as calhas se romperam, causando o acidente.

"Todas as unidades de saúde do estado contam com equipes técnicas disponíveis 24 horas para garantir a segurança e o conforto de pacientes e profissionais", diz a nota da Sesau.
Comunicar erro